papel e tela

foto de Zachar


Sigo a cursiva vontade do meu sangue por inerência do cheiro a tinta do teu, quase vesicular, elaborado nos cantos erógenos do teu corpo, e cindo-me entre ideia e corpo aligeirando tal aroma como se tela e papel uma simbiose espírita e material.

Agarras o gelo com os dedos, incapacitada de o trincar. Algia entre o carmesim e o violeta pela forma como se transformam os teus lábios entre a febre delirante dentro de paredes e a humidade livre da terra nas primeiras horas da manhã. Os meus olhos a cegar por tanta intensidade conjugal. E continuamos, contra a tela, contra o papel, a perseguir todos os tons e todos os léxicos, como que a coçar crosta de uma ferida já antiga, sentindo-lhe a textura da cicatriz.

Vejo-te como se fosses árvore podada nos nós dos seus ramos, a mostrar na amputação o que havia de lograr por natureza bravia. Foste, porém, aparada, condicionada pelo tempo e suas circunstâncias. Observas hoje as marcas, cautelosa e cirurgicamente impressas no desmaio das tuas saias.

Dizem os dicionários que os signos sugerem destino por matemática gramatical, mas a geometria rende-se, por confusão, à insídia dos ditados empíricos do espírito. Como ferreiro que transforma aço em parafuso e sem noção que do mesmo aço havia de criar a anilha: terás entendido?

Tomamos banho e sempre nos salivamos a julgar que água com outros líquidos tudo confunde. Tu do teu campanário fazendo soar os sinos do teu desejo, crescendo como o cio que nos vem consumindo, construções de carne sobre a minha língua. Já o disse antes, uma e outra vez, creio que nem saberias ler quando eu, muito púbere, grafei as primeiras palavras acerca da precoce perdição da minha libido.

Tinhas também, então ainda mais infante que eu, a colorida palete como se o céu nem sempre o percepcionasses azul. Na maturidade, foi do que fomos que conseguimos o que realmente somos. E assim nos encontrámos: eu a ti no papel, tu a mim na tela.

Ninguém poderá já fazer parar e secar a tinta. É o coração que a bombeia. Desse tipo de coração que não pára. Melhor: faz dilatar o tempo. O amor pode ser sumário de todos os títulos das nossas criações. Como Jesus. Tu por fé maior, eu por ideal tamanho. Graças então ao filho do homem!

Comentários

delírios mais velados